As Infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS) afetam centenas de milhares de doentes em todo o mundo todos os anos. Como resultado indesejado da busca por cuidados, estas infecções levam a doenças mais graves, prolongam a permanência dos doentes nos hospitais e levam a incapacitações por longos períodos. Elas não apenas infligem altos custos inesperados aos doentes e suas famílias, como também levam a uma pesada carga financeira adicional sobre os sistemas de assistência a saúde e contribuem para mortes desnecessárias de doentes.

As mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro, assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos, garantindo a segurança não só aos profissionais da área da saúde, mas também a toda a população.

No mês de maio é o comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos e no Brasil, a Anvisa comemora a data no dia 5 de maio. Em todo o mundo, são promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

No intuito de aumentar a adesão dos profissionais de saúde às boas práticas de higienização das mãos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e a farmácia clínica do Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) por meio da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED) lançou a campanha interna neste dia 05 de maio com o tema intitulado: “Um simples ato salva vidas, higienize suas mãos!”.

Através de uma ideia que já vem sendo aplicada em outras instituições de saúde, trouxemos para o nosso contexto hospitalar a “Super Bactéria”, uma personagem que por meio de brincadeiras, alertou os profissionais de saúde quanto aos locais, materiais, equipamentos, tipos de acessórios e adornos (relógio, anéis, pulseiras, etc.) onde os microrganismos estão presentes. No mesmo momento, a enfermeira Rayana do SCIH, a farmacêutica clínica Helen, junto com a docente Fernanda e acadêmicas do curso de medicina da UFVJM visitaram todos os setores do HNSS relembrando os colaboradores de maneira geral sobre a importância do gesto da higienização das mãos e enfatizando os cinco momentos primordiais para tal ato.

Apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com água e sabão, ou a fricção das mãos com álcool gel a 70%, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios é uma atividade constante do SCIH do HNSS, pois, quando torna-se um hábito frequente pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, reduzindo as mortes por diarreia em 50% e as mortes por infecções respiratórias agudas em 25%.

Vamos nos lembrar de que “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura” não é uma escolha, mas um direito básico de cuidado dos pacientes. Mãos limpas evitam o sofrimento e salvam vidas.

Campanha Higienização das Mãos

Campanha Higienização das Mãos

Higienização das Mãos

Higienização das Mãos

Cartaz divulgação Veja as suas mãos

Cartaz divulgação Veja as suas mãos

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar-HNSS
Rayana Santos Cristianismo
Enfermeira executora do SCIH

Referências:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu++noticias+anos/201616/5+de+maio+dia+mundial+de+higiene+das+maos

http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao-das-maos

http://www.prolim.com.br/dia-mundial-da-higienizacao-das-maos/