Ginecologia e Obstetrícia

O núcleo de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Nossa Senhora da Saúde é referência no atendimento das diversas enfermidades femininas, em todo o Vale do Jequitinhonha.

A Maternidade Nossa Senhora da Saúde presta assistência integral à saúde da mulher e ao neonato, funcionando também como hospital de ensino, oferecendo oportunidades de capacitação e aprimoramento para profissionais da área de saúde.

Tem como objetivo tornar-se um Centro de Excelência em Ginecologia e Gestação de alto risco sendo referência para vários municípios do Vale do Jequitinhonha.
O serviço dispõe de uma Maternidade com Pronto Socorro Ginecológico-Obstétrico, com atendimento 24h, recebendo pacientes com gestação de baixo e alto risco, além de urgências ginecológicas.

A Maternidade tem a proposta de atendimento ágil e de qualidade, priorizando os casos de urgência. Sua infraestrutura conta com 3 leitos de pré-parto e 15 leitos para pós-parto e gestação de alto risco, 3 apartamentos, 4 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários, além de 10 leitos de UTI Neonatal, com de serviço terceirizado para realização de exames como Ultrassom e monitoramento da vitalidade do bebê.

Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia (PSGO)

O Pronto Atendimento é a porta de entrada para gestantes e mulheres com outros problemas ginecológicos. O complexo materno-infantil permite a atenção global da paciente no ato do diagnóstico de qualquer enfermidade, com encaminhamento para o serviço especializado com acompanhamento integral.
A equipe de Ginecologia e Obstetrícia é composta por 06 médicos e 03 residentes de GO e ainda 2 enfermeiras com especialização em obstetrícia. Recebe ainda alunos do curso de Medicina e Enfermagem através de convênio firmado com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A equipe garante resolutividade, cumprindo o papel de atendimento e valorização do ensino na região.

Maternidade

A Maternidade do HNSS se dedica ao tratamento de pacientes pós-parto e gestantes de alto risco. Conta ainda com a casa da gestante uma unidade de cuidado vinculada ao hospital destinada ao acolhimento e acompanhamento de gestantes.

Oferece atendimento às gestantes de alto risco e conta com profissionais especializados e atualizados na área, além de equipamentos para acompanhar a evolução da gravidez dia após dia. O objetivo desse atendimento é garantir a permanência dos bebês dentro do útero o máximo de tempo possível, auxiliando para que mãe e filho tenham o máximo de saúde e segurança durante toda a gestação.

Recebe ainda as mulheres que estão em trabalho de parto ou que necessitam interromper a gestação. Após o parto o serviço oferece conforto e cuidados necessários, dispondo de alojamento conjunto para suas pacientes e os recém-nascidos, mantendo a mãe sempre próxima de seu bebê durante o período de recuperação pós parto ou cirúrgica.

A assistência durante o período puerperal tem como objetivo orientar a mulher sobre a importância da recuperação pós-parto, proporcionando um ambiente tranquilo e acolhedor sempre priorizando a importância do aleitamento materno.

O HNSS prepara-se para integrar o Projeto Cegonha do Governo Federal para ampliar a qualidade da saúde das gestantes e bebês no pré e pós-parto.

Casa da Gestante

A Casa da Gestante é um espaço de acolhimento que visa reduzir a morbidade e mortalidade materna.

 A criação da Casa da Gestante vem ao encontro às necessidades de melhoria da assistência a gestante. Esta é encaminhada a casa que contará com uma equipe de técnicos de enfermagem, enfermeiro especializado, visita de obstetras, além da atuação de acadêmicos da Medicina e Enfermagem da UFVJM.

 Em geral, tais mulheres, embora necessitem de atenção em serviços de saúde de maiores complexidades, não exigem vigilância tão constante em um ambiente hospitalar. Ao mesmo tempo, pela natureza do problema apresentado e distância de suas moradias, não podem retornar aos domicílios naquele momento. Quando esses problemas são identificados na gestação, em um momento que não há necessidade para interrupção imediata, de acordo com os protocolos para esse tipo de assistência, estas pacientes são então transferidas para a Casa da Gestante.

Corpo clínico

Médica responsável:
Dra. Juliana Augusta Dias;
Currículo Lattes

Residentes:
Valéria Aparecida Leal Caetano;
Luana Rocha Pimenta;
Patrícia Primo de Alvarenga.