Hospital Nossa Senhora da Saúde

Hospital Nossa Senhora da Saúde

Com 114 anos de fundação, o Hospital Nossa Senhora da Saúde tem muita estória para contar. Estórias de luta, dificuldades, problemas financeiros, mas também muitas estórias de dedicação, caridade, desprendimento e conquistas, grandes conquistas.

Contar a trajetória do Hospital é falar de pessoas nobres e generosas – como o Barão de Paraúna e sua esposa, os médicos Drs. José Raimundo Teles de Meneses e Carlos Ribeiro e tantas outras – que dedicaram a vida em busca de Saúde de qualidade para todos, em especial para os menos favorecidos.

Histórico

A Irmandade de Nossa Senhora da Saúde é uma associação religiosa de utilidade pública, de duração indeterminada, de fins caritativos beneficentes, sem fins lucrativos, fundada nesta cidade de Diamantina, em 09 de abril de 1901.

Foi criada a pedido de D. Querubina Augusta Moreira, esposa do Capitão Antônio Moreira Costa, o Barão de Paraúna. Ao falecer, ainda jovem e sem filhos, ela solicitou ao seu marido, que parte de sua fortuna “fosse empregada principalmente em socorrer a pobreza enferma e desamparada”.

O primeiro provedor da Instituição foi o Cônego Severiano de Campos Rocha, e o primeiro médico e segundo provedor foi o Dr. José Raimundo Teles de Meneses, que prestou serviços gratuitos e por mais de dez anos se dedicou desinteressadamente ao Hospital.

O Dr. Carlos Ribeiro foi o primeiro médico a praticar cirurgia em Diamantina e foi ele quem deu ao Hospital o estímulo necessário ao seu aprimoramento.