Autores: Patrícia Rebouças Araújo, Francisca Elisângela Teixeira Lima, Mayara Kelly Moura Ferreira, Shérida Karanini Paz de Oliveira, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Paulo César de Almeida

RESUMO Objetivo: Construir e validar o instrumento Avaliação da Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos (ASPAM). Método: Estudo metodológico em que se procederam a construção, o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), a validação de construto (análise fatorial) e a confiabilidade, em termos de homogeneidade (Alfa de Cronbach). Resultados: A ASPAM alcançou IVC de 0,77 para simplicidade, 0,76 para clareza e 0,93 para relevância. A análise fatorial exploratória mostrou-se adequada para o instrumento (Kaiser- Meyer-Olkim de 0,66 e a esfericidade de Bartlett com p<0,001). O Alfa de Cronbach final da escala com 28 itens foi de 0,85. Conclusão: O instrumento ASPAM mostrou-se válido e confiável para a identificação de condições geradoras de risco para ocorrência de eventos adversos aos medicamentos.

Descritores: Segurança do Paciente; Uso de Medicamentos; Estudos de Validação; Erros de Medicação; Cuidados de Enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *