O Posto de Coleta de Leite Humano, do Hospital Nossa Senhora da Saúde, foi inaugurado em dezembro de 2016. A unidade está vinculada ao Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho, na cidade de Montes Claros. Se destina a ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, assim como ações relacionadas à ordenha e estocagem do leite.

Neste período atendeu mais de 150 doadoras, tendo coletado aproximadamente 80 litros de leite para recém-nascidos internadas na UTI neonatal e pediátrica (UTINP) e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HNSS.

Rosimeire Oliveira, mãe da Emanuelly, que está recebendo cuidados na UTINP relata que se sente bem em doar e que “a doação é importante para ajudar não somente sua filha, mas para as mães que não conseguem produzir o leite. O posto de coleta de leite humano, me ajudou e ajudou meu filho, me sinto feliz em contribuir também para outros bebês”.

Claudinéia Assunção, mãe da Valentina e também funcionária do HNSS, reforça que além de contribuir com outras crianças, principalmente as que estão na UTI, a doação ajuda a não diminuir sua produção de leite, lembra também que é um gesto sem custo e se sente feliz em ajudar. Claudinéia considera que o posto de coleta é muito importante, porque além de apoiar as mães, proporciona um ambiente tranquilo e agradável para amamentação.

O posto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 16:00 horas no Hospital Nossa Senhora da Saúde, conta com uma estrutura nova e adequada para receber as mães que desejam doar parte do seu leite produzido. Venha conhecer, teremos o maior prazer em recebê-lo.