O Hospital Nossa Senhora da Saúde realizou nos dias 23 e 24/08, capacitação todos os seus colaboradores sobre a importância do aleitamento materno e suas vantagens para o recém-nascido.

Esta foi mais uma etapa para obter o título de Hospital Amigo da Criança. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Os estabelecimentos com o título Hospital Amigo da Criança, se tornam referência em amamentação para seu município e região. Nestes hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo a mortalidade materna e infantil.

O aleitamento materno tem repercussão direta ou indireta na vida futura do indivíduo, auxiliando na redução de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, reduzindo o risco da mulher que amamenta de contrair câncer de mama e de ovário e de ter diabete tipo II. Além disso, o aleitamento materno promove a saúde física e mental da criança e da mãe, estreitando o vínculo entre eles.