O Hospital Nossa Senhora da Saúde foi habilitado como referência hospitalar na Atenção à Saúde em Gestação de Alto Risco Tipo II, através da Portaria SAS Nº.: 1202, de 19 de julho de 2017.

Com investimento em uma estrutura que atualmente engloba dezenas de profissionais diretamente ligados à assistência à saúde da gestante, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistência social, conta também com Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrica (UTINP), Casa da Gestante e Puérpera (CAGEP) e Posto de Coleta de Leite Humano.

Gestação de Alto Risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”. (CALDEYRO-BARCIA, 1973).

Com esta habilitação, o Hospital Nossa Senhora da Saúde além de melhorar cada vez mais a assistência à Saúde da Gestante, Puérpera e do Recém-nascido, consolida-se a cada dia, como referência em atendimento de alta qualidade a população de Diamantina e todo o Vale do Jequitinhonha.