O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) é atuante desde janeiro de 2018 e se encontra em conformidade com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36 de 25 de julho de 2013 que tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. É constituído por uma equipe multidisciplinar composto por Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Médico, Coordenação de apoio e coordenação de recepção com objetivo de prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e durante a internação.

Mensalmente são realizadas reuniões ordinárias com a equipe que compõe o NSP e reuniões extraordinárias quando necessário. A notificação dos eventos adversos deve ser realizada até o 15º (décimo quinto) dia útil do mês subsequente ao mês de vigilância. Os eventos adversos (EA) considerados graves ou que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 horas a partir do ocorrido.

COMPETÊNCIAS

Promover ações para a gestão de risco; ações para a integração e a articulação multiprofissional; elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e acompanhar suas ações; implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes; analisar e avaliar os dados sobre incidentes e EA; compartilhar e divulgar à Direção e aos profissionais do serviço de saúde os resultados da análise e avaliação dos dados sobre incidentes e EA; notificar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária os EA.

INTEGRANTES DO NSP DO HNSS

Danielle Mandacaru ( Enfermeira da Qualidade)

Marcela Barros (Diretora Técnica/Pediatra)

Rayana Cristianismo (Enfermeira SCIRAS)

Emerson Braga (Enfermeiro RT)

Cláudia Cordeiro (Enfermeira Bloco Cirúrgico)

Cleyde Santos (Enfermeira UTINP e Casa das Gestantes)

Felipe Fonseca (Farmacêutico Clínico)

Gabrielle Tibães (Farmacêutica)

Irlane Ferreira (Coordenadora de Recepção)

Lucas Meireles (Encarregado de compras)

Marcelo Mandacaru (Nutricionista Clínico)

Carla Teixeira (Coordenadora Serviço de Apoio)

Jessica da Conceição (Enfermeira UTINP)

Keyla Figueiredo (Enfermeira Bloco Cirúrgico)

Thais Sanguinete (Enfermeira)