SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

A segurança medicamentosa é tema do terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente lançado em 2017 intitulado “Medicação sem Danos” que objetiva redução mundial de 50% dos danos graves e evitáveis relacionados à medicação em cinco anos (WHO, 2017).

O Ministério da Saúde estabeleceu o Protocolo de Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos com finalidade de promover assistência segura em todo o processo de terapia medicamentosa (BRASIL, 2013).

Para uma assistência segura o hospital Nossa Senhora da Saúde envolve o conceito dos sete certos:

  • Paciente certo
  • Medicamento certo
  • Dose certa
  • Via certa
  • Horário certo
  • Registro da administração certo
  • Forma Farmacêutica do medicamento certa

IMPORTANTE

A segurança do paciente envolve profissionais, pacientes e familiares

Pacientes e familiares informados e envolvidos no processo podem contribuir para alcance de melhores resultados de saúde e segurança e tornar o uso do medicamento mais seguro (WHO, 2019).

Pacientes que tem conhecimento do medicamento, dosagem, motivo pelo qual está tomando e como deve ser tomado ajuda na prevenção de erros (BRASIL, 2017).

 

Referências:

. Medication Without Harm – Global Patient Safety Challenge on Medication Safety. Geneva: World Health Organization, 2017.

. Medication Safety in Transitions of Care. Geneva: World Health Organization; 2019

. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anexo 03: Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Brasília; 2013.

. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Pacientes pela segurança do paciente em serviços de saúde: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2017.